segunda-feira, 20 de maio de 2013

Frases de Jim Morrison (in memorian Ray Manzarek)

"A verdadeira poesia não diz nada, apenas destaca as possibilidades. Abre todas as portas. As pessoas podem atravessar aquela que se lhes ajusta. ... e é por isso que sinto pela poesia este apelo tão forte porque é eterna. Enquanto houver pessoas, elas podem lembrar-se de palavras ou combinações de palavras. Mas nada pode sobreviver ao holocausto a não ser a poesia e as canções. [...]. Se a minha poesia pretende atingir alguma coisa, é libertar as pessoas dos limites em que se encontram e que sentem". (Jim Morrisson)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O Antagonismo entre o Liberalismo e o Absolutismo.


Entre os "Trombadinhas" e a Polícia do Tirano...

Segundo John Locke, o homem ao fazer associações, submete suas posses à jurisdição do governo, entretanto, esse mesmo governo não tem o direito de tomar o que pertence ao indivíduo sem o seu consentimento, isto é, seria um absurdo que o soberano pudesse dispor de modo arbitrário os bens do súdito ou tomar uma parte do que lhe pertence.
Locke retoma explicitamente a doutrina republicana em que todo o particular teria uma propriedade absoluta de seus bens, privando o soberano de ter o direito sobre tais coisas, indo de contra a concepção de Thomas Hobbes em que somente o soberano é quem pode gerenciar e garantir a repartição e a segurança dos bens de uma propriedade particular, no entanto, Locke limita ao máximo o poder do Soberano, expondo com clareza que o governo é apenas um fiel instrumento a serviço dos proprietários individuais. 
Hobbes diz que a propriedade particular sem a controladoria de um Soberano, gera a anarquia e a dissolução do Estado, já Locke faz uma concepção contrária, ao afirmar que a união civil deixa de existir quando o Cidadão é privado de todos os recursos, incapacitando-o de decidir o que fazer com seus bens em oposição ao poder ditatorial de um Tirano.
Para Locke, o poder só pode ser exercido como uma função social em favor dos indivíduos, e somente deve temer o poder quando ele ultrapassa essa função e priva o cidadão de qualquer recurso, considerando o abuso de poder como o maior risco em arruinar uma estrutura social e política.
Locke diz que o "Estado de Natureza" só é preferível quando um poder é exercido de modo arbitrário, deixando o indivíduo desarmado contra os seus abusos, deixando o indivíduo numa situação precária quando está exposto ao poder de um único homem do que aquele que está exposto ao poder de cem mil homens isolados, é nesse momento em que Locke afirma preferir os "trombadinhas" ao invés da polícia do Tirano.

John Locke (Wrington29 de agosto de 1632 — Harlow28 de outubro de 1704) foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social .

Thomas Hobbes (Malmesbury5 de abril de 1588 — Hardwick Hall4 de dezembro de 1679) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês autor de Leviatã (1651) e Do cidadão (1651).

Fonte: Gerard Lebrun, O Que é Poder, ed. Brasiliense.1981. São Paulo/SP

A incumbência do Filósofo-Rei

Segundo os estudos acerca do livro "O que é poder" de Gerard Lebrun, um Filósofo-Rei é aquele que deve decidir todos os conflitos perante a lei, e por isso os filósofos ao se tornarem reis deixam de ser filósofos, pois a razão é sempre a razão do mais forte e instaura a sua jurisdição afim de convencer os insensatos da racionalidade de seus decretos. Ao agir dessa maneira, o Filósofo-Rei não está sendo tirânico, mas age em função do que lhe parece ser interesse de todos, desde que ele não use o poder que lhe foi incumbido em vista de seus próprios interesses.

Fonte: Gerard Lebrun, O Que é Poder, ed. Brasiliense.1981. São Paulo/SP